sábado, 12 de janeiro de 2008

Afinal quem são os ciganos?

Eis uma pergunta que sempre se manteve na minha mente, aparecendo esporadicamente mas para a qual nunca encontrei resposta (mesmo tendo perguntado a algumas pessoas). Hoje deparei-me por puro acaso com a resposta... Os chamados "ciganos", que se encontram pelo mundo todo (e frequentemente referenciados na cultura popular), são na verdade o povo Rom (रोमानी em devanagari), originários da Índia há 40 gerações atrás, segundo teorias desenvolvidas por linguistas como Johann Christoph Rüdiger desde 1782 e confirmadas recentemente por estudos genéticos.

As suas origens remontam à cidade de Multan (ملتان em urdu), na Índia (hoje situa-se no Paquistão), onde serviam os templos Katasraj dedicados a Narashimva, um avatar do deus hindu Vishnu. A riqueza dos templos Katasraj atraíram o imperador Mahmud de Ghazni (o primeiro detentor do título de sultão, simbolizando a sua recusa à subordinação ao califa) do actual Afeganistão, que depois de muitas tentativas falhadas conseguiu apoderar-se das riquezas dos templos.

A sua jornada pelo mundo iniciou-se em 1050, com a sua chegada nos antigos estados romenos (daí o nome?) Wallachia e Moldávia, alguns por terem-se juntado ao exército vitorioso, outros numa tentativa de recuperar a honra, enquanto muitos foram capturados como escravos. À medida que encontravam novas culturas, a curiosidade foi rapidamente substituída por hostilidade e xenofobia, e desde então têm sido vítimas de perseguições tanto informais como organizadas em praticamente todos os países por que têm passado (só os Nazis, na 2ª Guerra Mundial, assassinaram entre 200.000 a 800.000 ciganos).

Muitos dos mitos populares atribuidos aos ciganos (poderes psíquicos como previsão do futuro, propensão ao furto, etc.) são, evidentemente, apenas mitos. De notar que hoje em dia a maior parte da população também já não é nómada, embora tal se deva provavelmente às muitas tentativas por parte dos governadores e monarcas dos países por que passavam de os exterminar obrigando-os a viver em lares fixos, proibindo as caravanas, proibindo casamentos entre ciganos e enviando forçadamente as suas crianças para orfanatos. E esta, hem? :)

Waldir

PS - Para os curiosos, o artigo da wikipédia em inglês tem muito mais informação: http://en.wikipedia.org/wiki/Romani_people

Sem comentários: