quarta-feira, 22 de abril de 2009

Astrónomo português na descoberta do primeiro planeta extrassolar semelhante à Terra

Astrónomo da universidade do Porto na descoberta do primeiro planeta extrassolar semelhante à Terra
21/04/2009
 
O astrónomo Nuno Cardoso Santos, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), participou na descoberta do mais pequeno planeta extrassolar conhecido, com menos de duas vezes o tamanho da Terra, anunciou hoje fonte da instituição.
 
Designado Gliese 581e, este planeta tem pouco mais que 1,9 vezes a massa da Terra e é o mais pequeno planeta extrassolar até agora descoberto e também o mais semelhante à Terra, revelou a mesma fonte. *
 
Nuno Cardoso Santos está integrado na equipe de astrofísicos que fez esta descoberta, liderada pelo astrónomo suíço Michel Mayor, do Observatório de Genebra.
 
O planeta agora descoberto gira à volta da estrela Gliese 581 (GJ 581), situada a 20,5 anos-luz, na direção da constelação da Balança.
 
Nesta estrela já era conhecido um sistema planetário com um 'Netuno' (GJ 581b) e duas 'super-Terras' (GJ 581c, GJ 581d).
 
Esta mesma equipe de investigadores também determinou com maior precisão os parâmetros orbitais destes planetas, concluindo que o planeta Gliese 581d se encontra na zona de habitabilidade da estrela, ou seja, a região em torno da estrela com as condições necessárias para que permita a existência de água líquida em um planeta do seu sistema.
 
O professor Michel Mayor considera que "o Santo Graal da atual procura de planetas extrassolares é a detecção de um planeta rochoso, semelhante à Terra e dentro da zona de habitabilidade da respectiva estrela, fator essencial para o desenvolvimento de vida". "A descoberta deste novo planeta demonstra que o sonho de encontrar novas Terras está cada vez mais próximo. Com a experiência adquirida e os excelentes resultados obtidos, estamos convictos que a nova geração de detectores, como o ESPRESSO, nos permitirá ir mais longe", disse Nuno Cardoso Santos.
 
ESPRESSO é um novo detector que está sendo desenvolvido para o observatório VLT (ESO - European Southern Observatory), projecto no qual o CAUP participa.
 
Os resultados agora apresentados resultam de mais de quatro anos de observações, usando o mais produtivo caçador de planetas extrassolares de pequena massa, o espectrógrafo HARPS, instalado no telescópio 'ESO 3.6-m', em La Silla (Chile).
 
Com a descoberta do Gliese 581e, este sistema planetário passa a contar com quatro planetas conhecidos, sendo as respectivas massas equivalentes a 1,9 (GJ 581e), 16 (GJ 581b), cinco (GJ 581c) e sete (GJ 581d) massas terrestres.
 
O planeta GJ 581e necessita apenas de 3,15 dias para completar uma órbita em torno da sua estrela.
 
Xavier Bonfils, do Observatório de Grenoble (França) disse a propósito desta descoberta que "este é o menor dos planetas extrassolares detectados e é muito provavelmente rochoso".
 
Estes planetas foram descobertos através da medição das ínfimas deslocações da estrela causadas pela força de gravidade dos planetas à medida que giram à sua volta. **
 
O primeiro planeta extrassolar foi descoberto em 1995, em redor da estrela Pegasus e foi denominado Pegasus 51b. ***
 
"A massa do Gliese 581e é 80 vezes menor do que a do planeta e Pegasus 51b. Trata-se de um progresso fabuloso em apenas 14 anos", afirma Michel Mayor.
 
Fonte: Correio do Minho, link: http://www.correiodominho.pt/noticias.php?id=5488

________________________________________________________________________________

* A Wikipédia tem uma lista completa dos planetas mais parecidos com a Terra até hoje descobertos, em factores como tamanho, distância à estrela, duração do ano e temperatura: http://en.wikipedia.org/wiki/Terrestrial_planet#Most_Earthlike_exoplanets

**
mais informações sobre este método:

The method of discovery primarily implemented is studying the Doppler wobble of stars. As a planet orbits its parent star, its gravitational pull causes the star to wobble. Using the Doppler Effect, the scientists are able to determine the velocity of the planet. When the planet moves away from Earth, its star moves toward the Earth, causing it to emit shorter wavelengths, which appear bluer. The opposite is true as well; as a planet moves closer to Earth, its star moves further away, emitting longer (redder) wavelengths of light. The AAPS uses highly advanced, sensitive spectrographs to record these very small wavelengths.

fonte: Are We On the Brink of Finding a Second Earth? NASA/Harvard Teams Say "It Could Happen Anytime Now" - http://www.dailygalaxy.com/my_weblog/2009/03/nasa-harvard-an.html

*** Ver lista completa de exoplanetas já descobertos (76 confirmados e 253 candidatos, à data de hoje) em: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_extrasolar_planets

Sem comentários: